ESTRUTURA
> Ateliê de Desenho
> Auditório
> Biblioteca
> Campus 2
> Espaço de Convivência
> Ginásio Poliesportivo
> Laboratórios de Informática
> Laboratórios de Saúde
> Salas de Aula
 
 
INTRANET
GRADUAÇÃO
INTRANET
GRADUAÇÃO
(Acesso aos professores e alunos da Graduação)
PÓS-GRADUAÇÃO
Ingresso 2015

(Acesso aos professores e alunos da Pós com ingresso em 2015)
PÓS-GRADUAÇÃO
Ingresso até 2014

(Acesso aos professores e alunos da Pós com ingresso até 2014)

PÓS-GRADUAÇÃO
 
WEBMAIL
BIBLIOTECA
 

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Área do Conhecimento: Ciências Sociais, Negócios e Direito (Cadastro Nacional de Cursos de Especialização).

PÚBLICO-ALVO:
Advogados em geral, especialmente aqueles que, direta ou indiretamente, atuem ou pretendam atuar em atividades ligadas ao Direito Processual Civil. O curso também se destina aos docentes de nível superior da área jurídica, que desejem buscar atualização pedagógica e de conteúdos, bem como aqueles que desejarem ingressar futuramente no magistério superior.


SAIBA MAIS :
Objetivo do Curso
Titulação
Reconhecimento pelo MEC
Duração
Metodologias de Ensino
Metodologias de Avaliação
Controle de Frequência
Avaliação Docente/Institucional
Condições para obtenção do Certificado
Matriz Curricular
Matrícula/Inscrição
Corpo Docente
Cronograma

>> OBJETIVOS DO CURSO

Proporcionar conhecimento teórico e prático aprofundado na área Processual, especialmente no campo Civel e em seus reflexos nas demais áreas do Direito. Atualizar os profissionais da área jurídica diante das inovações decorrentes da edição do Novo Código de Processo Civil. Capacitar os profissionais a melhor interpretarem os institutos relativos ao Direito Processual Civil, de modo a otimizar sua atuação em juízo e extrajudicialmente. Aperfeiçoar as técnicas de pesquisa e produção textual dos participantes, bem como fomentar recursos didáticos para o magistério superior.

>> TITULAÇÃO
O concluinte deste curso de Pós-Graduação receberá certificado de: "ESPECIALISTA EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL”.


>> RECONHECIMENTO PELO MEC

Os cursos de Pós-Graduação do IPG/ESUCRI estão em conformidade com as exigências legais do MEC/CNE/CES - Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino Superior através da Resolução 01/2007 CES-CNE/MEC (www.mec.gov.br). Assegura-se assim, aos nossos alunos a participação em cursos idôneos de acordo com a legislação e válidos em todo o território nacional.

>> DURAÇÃO

O Curso de Pós-Graduação em DIREITO PROCESSUAL CIVIL será integralizado no período acadêmico de 13 a 15 meses, aproximadamente, podendo ampliar e ou reduzir conforme calendário e mais 5 meses para produção do trabalho de conclusão/TCC.

As aulas serão ministradas nas sextas-feiras das 18:30h às 22:30h e sábados das 8h às 13h. Os encontros ocorrerão preferencialmente a cada quinzena conforme cronograma à disposição no site.

Local: Escola Superior de Criciúma - ESUCRI ou nos locais que a atividade disciplinar exigir.


>> METODOLOGIAS DE ENSINO

Aulas expositivas presenciais, apoiadas por recursos de multimeios (DVD, projetor multimídia, etc.). Seminários e debates para estudo de caso ou discussão de resultados das aulas de aplicação. Elaboração de artigos e outros materiais como forma de avaliar a assimilação dos conteúdos e estimular a produção do conhecimento. Também serão consideradas as seguintes técnicas:

• técnicas de exposição pelo professor, na forma de aulas expositivas participativas e interativas, consideradas como necessárias para introduzir um novo assunto, propiciar uma visão global e sintética, esclarecer conceitos e concluir estudos;

• técnicas centradas no aluno, na forma de estudos de texto e de casos e de estudos dirigidos (ou orientados), que objetivam desenvolver a capacidade de estudar um problema, de forma sistemática, desenvolver a capacidade analítica e as habilidades de compreensão, interpretação, análise, crítica, e (re)criação de textos, e desenvolver a capacidade analítica e preparar para o enfrentamento de situações complexas;

• técnicas de elaboração conjunta, em especial a mesa redonda, que objetivam propiciar a contribuição conjunta do professor e dos alunos e meditar coletivamente sobre um tema importante, a fim de chegar a uma tomada de posição;

• técnicas de trabalho em grupo, objetivando, em especial, dar a todos os alunos oportunidade de participar, quer formulando perguntas, quer formulando respostas e perguntas, ou expressando opiniões e posições e aprofundar a discussão de um tema ou problema, chegando a conclusões.



>> METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de prova escrita e/ou trabalhos no formato de artigos, a critério dos professores e seu método de avaliação.

O desempenho dos alunos nas avaliações será registrado pelo professor na forma de conceitos: "A" - Ótimo, "B" - Bom, "C" - Regular, "D" - Ruim e "E" - Péssimo. Alunos que receberem conceito "D" ou "E" devem recuperar os conteúdos referentes à disciplina, através de frequência às aulas da disciplina em outra turma ou pesquisa bibliográfica, e prestar nova avaliação para verificação da recuperação dos conteúdos.




>> CONTROLE DE FREQUÊNCIA
Os alunos devem cumprir a frequência mínima de 75% das aulas, verificadas através de lista de chamada, e registradas pelo professor no software de gestão escolar pela internet.

Caso o aluno não obtenha a frequência mínima, deverá recuperar a disciplina em outra turma, exceção feita aos casos previstos em lei para o regime de estudo domiciliar.




>> AVALIAÇÃO DOCENTE/INSTITUCIONAL
Periodicamente, os alunos serão estimulados a preencherem um questionário de avaliação docente e institucional.


>> CONDIÇÕES PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO
Para ser considerado aprovado no curso, fazendo jus ao certificado o aluno deverá:

Cursar todas as disciplinas da grade curricular, com frequência mínima obrigatória de 75%.

Obter conceito A, B ou C em avaliação específica a cada disciplina, sendo permitido um máximo de 5 conceitos C em todo do programa. Caso o aluno obtenha mais de 5 conceitos C, deverá recuperar disciplinas em outra turma, obtendo conceitos A ou B.

Cursar as disciplinas preparatórias para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, período durante o qual deverá apresentar anteprojeto e obter a aceitação por parte de um orientador devidamente credenciado junto à instituição.

Elaborar e apresentar trabalho monográfico, no formato de artigo científico, obtendo a aprovação por parte do orientador e da banca revisora.

Trabalhos que não obtenham a aprovação do orientador ou da banca serão reenviados ao aluno para que sejam efetuadas as correções necessárias, dentro de um prazo não maior que 6 (seis) meses após o término das disciplinas.



>> MATRIZ CURRICULAR

Disciplinas

C/H
Teoria do Conhecimento e Metodologia da Pesquisa Científica 20
Metodologia do Ensino Superior 20
Princípios Constitucionais no Novo CPC e Cidadania Processual 20
Fundamentos do Direito Processual Contemporâneo
10

Negociação, Mediação e Arbitragem

10
Intervenção de Terceiros 20
O Procedimento Comum
30
Recursos no Processo Civil
30

Execução no Processo Civil
30
Tutelas de Urgência
30
Procedimentos Especiais
30
Reflexos do Novo Código de Processo Civil no Direito Previdenciário 10
Reflexos do Novo Código de Processo Civil no Direito de Família 10
Reflexos do Novo Código de Processo Civil no Direito do Trabalho
10
Juizados Especiais 20
Processo Civil Coletivo 20
Processo Constitucional 10
Processo Tributário 10
Direito Processual Empresarial 10
Seminário: Temas Atuais de Direito Processual 10
Precedentes no Novo Código de Processo Civil 10
Trabalho de Curso
60
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
440

>> MATRÍCULA / INSCRIÇÃO

Seleção:

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas ofertadas, será adotado o critério de análise de currículo, para fins de seleção.

Matrícula:

No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os seguintes documentos (apresentar o original para a conferência):
- Cédula de Identidade;
- CPF;
- Comprovante de Residência;
- Diploma e Histórico da Graduação.

Investimento: parcela de R$ 580,00 + 21 de igual valor com contrato renovado em três módulos.

Início: 07 e 08 de outubro

O IPG poderá postergar a data de início do curso em decorrência do processo de formação da TURMA. O candidato matriculado e ou inscrito será comunicado pelo correio eletrônico e ou via fone e assim como acessar o site www.esucri.com.br.

Na hipótese da não confirmação da turma e em caso de ter sido feito a matrícula, o IPG fará devolução do valor nominal correspondente.

 

 

>> CORPO DOCENTE

Equipe formada por mestres, doutores e professores convidados com grande experiência acadêmica e profissional, que vem para ampliar o grau de conhecimento de nossos Pós-Graduandos.

Dr. Antonio de Pádua Notariano Júnior
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade São Judas Tadeu, das Faculdades Metropolitanas Unidas, e do curso de pós-graduação da Escola Paulista de Direito. É professor convidado da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e professor de processo civil da Escola Superior da Advocacia. Advogado.

Dr. Daniel Willian Granado
Doutor em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Coordenador Editorial e Membro Fundador da Academia de Pesquisas e Estudos Jurídicos - APEJUR. Professor de direito processual civil e direito civil da FMU. Professor da Pós-graduação “lato sensu” da PUC/SP, da Faculdade Damásio, do LFG, da EPD, da UniToledo e de outras instituições. Professor Assistente no mestrado e doutorado da PUC/SP e da FADISP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP. Membro do Centro de Estudos Avançados de Processo - Ceapro. Membro da ABDPRO - Associação Brasileira de Direito Processual. Advogado.

Dr. Eduardo de Avelar Lamy
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. É Professor Adjunto de Direito Civil e Processual Civil da Universidade Federal de Santa Catarina nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. É Advogado e Professor com experiência em Direito Imobiliário, Terrenos de Marinha, Estratégias Processuais, Direito Público e Concursos Públicos. Pesquisador do CNPq - Líder do grupo Processo e Jurisdição UFSC/CNPq. É Pós-Doutorando em Direito Processual Civil pela UFPR. Advogado.

Dr. Francisco Pereira da Silva
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor de pós-graduação e MBA na ASSESC, ESUCRI, ESTÁCIO/ATUAL, FGV/RJ, FUNDASC, IEDUCORP, IPG, METROPOLITAINA, UNIASSELVI, UNIDAVI, UNISUL, UNIVALI. Diretor da Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem. Membro Fundador da Corte de Mediação e Arbitragem de Minas Gerais. Diretor da PFP Consultores Associados - Treinamento e Desenvolvimento em Gestão Pública e Privada, Mediação e Arbitragem, Cooperativismo.

MSc. Francisco Pizzette Nunes
Mestre em Direito Pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGD/UFSC na área de Direito, Estado e Sociedade. Doutorando em Direito Pelo PPGD/UFSC. Pesquisador do Grupo de Estudos em Latim e Fontes de Direito Romano: Ius Dicere. Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Direito da Escola Superior de Criciúma – ESUCRI. Advogado.

Dr. Gilberto Gomes Bruschi
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Atualmente é professor na graduação da Faculdade de Direito Damásio de Jesus e coordenador e professor dos cursos de pós-graduação "lato sensu" em processo civil e em processo civil com ênfase em processo empresarial, da mesma instituição. Professor convidado em diversos cursos de pós-graduação "lato sensu" em direito processual civil. Publicou artigos em periódicos especializados e em capítulos de livros coletivos. Possui 11 livros publicados. Advogado.

Dr. Hélio Gustavo Alves
Doutor em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Advogado militante em São Paulo, Santa Catarina, Rio de janeiro, Campinas e Portugal. Sócio Fundador da HGAlves Advogados Associados.  Presidente de Honra do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários - IAPE. Professor da Escola Superior da Advocacia em São Paulo. Professor de Pós-graduação em Direito Previdenciário em diversas Universidades. Autor de obras em direito previdenciário.

MSc. Luciana Cardoso de Aguiar
Mestre em Direito Pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGD/UFSC. Professora do Curso de Graduação em Direito da Escola Superior de Criciúma – ESUCRI. Analista processual do Ministério Público Federal.

MSc. Luiz Eduardo Lapolli Conti
Mestre em Direito Pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGD/UFSC. Professor do Curso de Graduação em Direito da Escola Superior de Criciúma - ESUCRI. Advogado.

Esp. Marcelo José Ferlin D’Ambroso
Especialista em relações laborais pela Universidade Castilla La Mancha – UCLM, na Espanha. Procurador do Trabalho. Atualmente é Desembargador do TRT4 (RS).

MSc. Maria Helena Backes
Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professora do Curso de Graduação em Direito da Escola Superior de Criciúma – ESUCRI. Advogada.

Dra. Milena Zampieri Sellman
Doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora de Direito Tributário nos Cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) em Direito do Centro Universitário Salesiano de São. Professora de Direito Tributário e Prática Tributária no Damásio Educacional. Advogada tributarista.

Dr. Pedro Miranda de Oliveira
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professor de Processo Civil nos cursos de mestrado e graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Membro do corpo editorial da Revista de Processo - RePro. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP, da Academia Brasileiro de Direito Processual Civil - ABDPC e do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal - IIDP. É Presidente da Comissão de Estudos do Novo Código de Processo Civil da OAB-SC e da Escola Superior de Advocacia de Santa Catarina - ESA. Advogado e Consultor Jurídico.

MSc. Suhel Sarhan Júnior
Mestre em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui cursos de Extensão pela Harvard University (Cambridge) e University of Toronto (Canadá). Professor de Direito Empresarial do Damásio Educacional, nos cursos preparatórios para OAB, Carreiras Jurídicas e Pós-graduação. Professor de Direito Empresarial e Civil nos cursos de Graduação e Pós-graduação do Unisal - Lorena. Autor das obras "Direito Empresarial à Luz do Código Civil e da Lei de Falência e de Recup. de Empresas", "Função Social da Empresa e seu Princípio da Preservação" e Direito Empresarial: Manual Teórico e Prático. Advogado especializado em Direito Empresarial e Contratual.

Dr. Wilson Engelmann
Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professor da UNISINOS dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Coordenador Executivo do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da UNISINOS. Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNISINOS. Líder do Grupo de Pesquisa JUSNANO (CNPq/Unisinos).

MSc. Valéria Rodineia Zanette
Mestre em Direito Internacional Público pela Universidade de Lisboa. Doutoranda em Direito Público pela Universidade de Coimbra. Professora do Curso de Graduação em Direito da Escola Superior de Criciúma – ESUCRI. Advogada.

Dr. Vicente Volnei de Bona Sartor
Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Membro editorial da Revista Saber. Avaliador institucional do INEP/MEC desde 2004.

 
>> CRONOGRAMA
EM BREVE



esucri@esucri.com.br
Rua Gonçalves Ledo, nº 185
Centro - Criciúma - SC
© Copyright 2004 - 2016 - FACULDADES ESUCRI
Desenvolvido por Virtual Mídia Criciúma Ltda